quarta-feira, 25 de março de 2009

Nós e os gregos

Pessoal, vou pedir a opinião de vocês a respeito desta passagem de Castoriadis:

"Não sabemos nada sobre a Grécia, se não soubermos o que os gregos sabiam, pensavam e sentiam a respeito de si mesmos. Mas, evidentemente, existem coisas igualmente importantes, concernentes à Grécia, que os gregos não sabiam e nem poderiam saber. Podemos vê-los - porém a partir do nosso lugar e por intermédio deste lugar. E ver, é isso mesmo. Nunca verei nada de todos os lugares possíveis ao mesmo tempo; cada vez, vejo de um determinado lugar, vejo um aspecto, e vejo numa perspectiva. E eu vejo significa eu vejo porque eu sou eu, e não vejo somente com meus olhos; quando vejo alguma coisa toda minha vida aí está, encarnada nesta visão, neste ato de ver."

Nenhum comentário:

Postar um comentário