sábado, 14 de março de 2009

Programa do curso da pós graduação 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS 1º. Semestre de 2009
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento de História – Programa de Pós-Graduação
Profa. Adriana Romeiro – adriana.romeiro@uol.com.br


HIS873 – Tópico Especial I – Textos fundamentais para a história da cultura
(60h/04cr)
Professora: Adriana Romeiro
Linha de Pesquisa: História Social da cultura
Horário: 5ª feira de 14 às 18 horas

Ementa: O objetivo do curso é proporcionar um espaço de discussão dos textos fundamentais para a história da cultura. Sem se prender a recortes muito nítidos, o enfoque privilegiará as abordagens da história cultural que se prestam ao estudo dos imaginários políticos, transitando entre a historiografia italiana e inglesa e as contribuições mais recentes dos estudiosos norte-americanos. Autores como Fredrik Barth e Carlo Ginzburg serão visitados, bem como Jack P. Greene e Charles Tilly, numa tentativa de situar o campo teórico da história política sob uma perspectiva cultural.

Carga horária: 60 horas/ 15 aulas

Metodologia: Seminários e debates em sala de aula.

Blog: A disciplina contará com um blog, onde serão postados o calendário das leituras, os arquivos de textos e as mensagens de professor e alunos, funcionando também como um fórum de debate.

Avaliação: Não será exigido um trabalho de final de curso, como é praxe neste Departamento de História. Em vez dele, os alunos ficaram obrigados a entregar um fichamento sucinto dos textos assinalados com asterisco, no início da aula em que serão discutidos. O objetivo aqui é eximir os alunos das dificuldades de um trabalho final e, ao mesmo tempo, garantir a sua participação no curso, através da leitura dos textos mais significativos.

Atendimento: Os alunos deverão marcar entrevista com a professora pelo e-mail adriana.romeiro@uol.com.br

1ª. Semana
Introdução à história da cultura: obras gerais.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: JorgeZahar Editor, 2005. Leitura obrigatória.

BURKE, Peter, Variedades de história cultural. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. Capítulo I: Origens da história cultural (p. 11 a p. 38) e capítulo 11: Unidade e Variedade na história cultural (pp. 231 a 267). Leitura obrigatória.

BURKE, Peter. A escrita da historia: novas perspectivas. São Paulo: 1992. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro (pp. 7 a 38). Leitura obrigatória.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Leitura obrigatória.

Seminário: Grupo A
Pour une histoire culturelle / Sous la direction de Jean-Pierre Rioux, Jean-François Sirinelli.-- Paris : Editions du Seuil, 1997. ou RIOUX Y SIRINELLI. Para uma historia cultural. Mexico: Taurus, 1998. ou RIOUX, J. P. &
SIRINELLI, J. F. (Dir.). Para uma História Cultural. Lisboa: Estampa, 1998.

I. École des Annales - os clássicos
Segunda Semana
BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Os reis taumaturgos: o carater sobrenatural do poder régio França e Inglaterra. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 433p. Leitura obrigatória

Seminário: Grupo B
FEBVRE, Lucien Paul Victor. Le probleme de l'incroyance du XVI siecle : la religion de Rabelais. Paris: Albin Michel, c1968.

BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época de Filipe II. 1. ed. Lisboa: Martins Fontes, 1983-1984. 2 v.

Textos de apoio
BURKE, Peter; ODALIA, Nilo. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Ed. da UNESP, c1990.
LARA, Marcos. "Presentación". In: BLOCH, March. Los reys taumaturgos. México, Fondo de Cultura Económica, 1988.

II. Antropologia histórica

Terceira semana
LE GOFF. O maravilhoso e o quotidiano no Ocidente medieval. Capítulos: O maravilhoso no Ocidente medieval (p. 19-38) e O historiador e o homem cotidiano. (pp. 185-200). Leitura obrigatória

LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no ocidente. Lisboa: Estampa, 1993: “Cultura clerical e tradições folclóricas na civilização merovíngia” (pp. 207 a 220) e “ Cultura eclesiástica e cultura folclórica na Idade Média: S. Marcelo de Paris e o Dragão” (pp. 221 a 262); “O historiador e o homem quotidiano” (pp. 313 a 324). Leitura obrigatória.

LE GOFF, Jacques. Reflexões sobre a historia. Lisboa: Edições 70, 1982. Capítulo II: A história e os outros (pp. 35-62) e Capítulo III: A nova história (pp. 63 101). Leitura obrigatória.
Seminário Grupo C
DUBY, Georges. O domingo de Bouvines: 27 de julho de 1214. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

Texto de apoio
UMA ENTREVISTA COM JACQUES LE GOFF. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 4, n. 8, 1991, p. 262-270. Site: WWW.cpdoc.fgv.brc/revista

Uma vida para a história. Conversações com Marc Heurgon. São Paulo: Unesp, 1998

Jacques le Goff, Roger Chartier e Jacques Revel (dirigida por) A Nova História. 1a. edição em francês, 1978. Coimbra: Almedina. 1990. p. 37.

Kuper, Adam. Cultura - a visão dos antropólogos, Tradução de Mirtes Frang de Oliveira Pinheiros, Edusc.

III. Historiografia Inglesa

4ª. Semana
THOMPSON, E. P. (Edward Palmer). Costumes em comum. Sao Paulo: Companhia das Letras, 1998. Leitura obrigatória.
Seminário: Grupo D
HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante a revolução inglesa de 1640. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. Seminário Grupo C

Bibliografia de apoio
MULLER, Ricardo Gaspar. Razão e Utopia: Thompson e a História. Tese de doutorado.


IV. Historiografia italiana: a micro-história.

5ª. Semana
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. Leitura obrigatória.

LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In BURKE, Peter. A escrita da historia: novas perspectivas. São Paulo: 1992. 354p. Leitura obrigatória


Seminário: Grupo E
González y González, Luis. Pueblo en vilo : microhistoria de San José de Gracia / González, Luis.-- Zamora, Michoacán : El Colegio de Michoacán, [1995].

GINZBURG, Carlo. FIO E OS RASTROS, O- Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Capítulo 8: No rastro de Israel Bertuccio (pp. 154 a 169); capítulo 13: “Micro-história: duas ou três coisas que sei a respeito” (pp. 249-279).


Bibliografia de apoio
LIMA, Henrique Espada. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. São Paulo: Record, 2006.
HISTÓRIA E CULTURA: Conversa com Carlo Ginzburg. .Estudos Históricos; Rio de Janeiro, vol. 3, n. 6, 1990, p254 -263. Site: WWW.cpdoc.fgv.br/revista

V. Nova história francesa

6ª semana

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa [Portugal]: Difel, 1990. 244p. Leitura obrigatória.

Seminário Grupo F
CHARTIER, Roger. Les origines culturelles de la Revolution Française. Paris: Seuil, 1990.

CHARTIER, Roger,. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. 395p.

7ª. Semana
DARNTON, Robert. Edição e sedição: o universo da literatura clandestina no século XVIII. São Paulo: 1992. Leitura obrigatória

Seminário Grupo G
DARNTON, Robert. Os dentes falsos de George Washington: um guia não convencional para o século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2005


VI. Culturas mestiças: mediações, hibridismos e intercâmbios.

8ª. Semana
BURKE, Peter,. Hibridismo cultural. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2003. 116p. Leitura obrigatória.

GRUZINSKI, Serge. A passagem do século, 1480 - 1520 : as origens da globalização. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 119p. (Virando séculos). Leitura obrigatória

ARES, Berta Y GRUZINSKI. Entre dos mundos. Fronteras culturales y agente mediadores. Sevilla, Escuela de Estudios Hispano-americanos.
Leitura obrigatória

Seminário Grupo H
COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE MEDIADORES CULTURAIS SECULOS XV A XVIII: 2.: 1997 Lagos, Portugal; LOUREIRO, Rui Manuel; GRUZINSKI, Serge. Passar as fronteiras. Lagos: Centro de Estudos Gil Eanes.

GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 398 p.

VII. Cultura e política
9ª Semana
GUERRA, F. X. El renacer de la historia politica: razones y propuestas. ANDRES-GALLEGO, J. A. New History, nouvelle histoire, hacia una nueva historia. Madrid, Universidad Complutense de Madrid, 1993. Leitura obrigatória.

REMOND, René. "Por que a história política". Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 7 (n. 13, 1994): 07-19. Leitura obrigatória.

Seminário Grupo I
REMOND, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ/ Ed. FGV, 1996.

10ª. Semana
VOVELLE, Michel. Ideologias e mentalidades: um esclarecimento necessário (pp. 9-25). In Ideologias e mentalidades. São Paulo: Brasiliense, 1987. Leitura obrigatória.

DUTRA, Eliana R. de Freitas. História e Culturas políticas: definições, usos, genealogia. Varia História, no. 28, dezembro de 2002. Leitura obrigatória.

TRAUGOTT, Mark, ed. Repertoires & Cycles of collective action. London: Duke University Press, 1995. Leitura obrigatória.


11ª. Semana
HUNT, Lynn Avery. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 342p. Leitura obrigatória.

Seminário Grupo J
GREENE, JACK. P. Negotiated authorities : essays in colonial political and constitutional history / Jack P. Greene.-- Charlottesville and London. University Press of Virginia, 1994.



VIII. Cultura política no Antigo Regime luso-brasileiro

12ª. semana
HESPANHA, Antônio. A linguagem da desigualdade e da discriminação no discurso jurídico do Antigo Regime. Curso dado na UFMG, em abril de 2008, p. 1-188. Leitura obrigatória.

Seminário: Grupo A
MELLO, Evaldo Cabral de. A fronda dos mazombos: nobres contra mascates. Pernambuco 1666-1715. São Paulo: Cia. das Letras, c1995.

XIX. Avulsos interessantes

13ª. Semana
SUBRAHMANIAM, S. (1997). "Connected Histories: Notes Towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia". Modern Asian Studies, vol. 31, nº 3, pp. 735-762. Leitura obrigatória

Seminário: Grupo C
Nichols Canny and Anthony Pagden . Colonial identity in the Atlantic world : 1500-1800. Princeton, N.J. : Princeton Univ, 1989.

14a. Semana
Encerramento com balanço final das leituras.

BIBLIOGRAFIA GERAL
Baker, Keith M., ed. The Political Culture of the Old Regime, vol. 1 of The French Revolution and the Creation of Modern Political Culture. Oxford and New York: Pergamon Press,1987.
BARROS, José de Assunção. Campo da História: Especialidades e Abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BUESCU, A. I. Imagens do Príncipe; discurso normativo e representação (1525-1549). Lisboa: Cosmos, 1996.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 2002.

CASALILLA, Bartolomé Yun (dir.). Las redes del Imperio: élites sociales em la articulación de la monarquia hispânica, 1492-1714. Madrid, Marcial Pons, 2009.

CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano: artes e fazer. Petrópolis: Ed. Vozes, 1994

FARGE, A. La vie fragile; violence, pouvoirs et solidarités à Paris au XVIIIe siècle. Paris: Hachette, 1986.

GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 311 p. ISBN 8535901531

GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 192 p. : ISBN 8535902759 (broch.)

GINZBURG, Carlo; CASTELNUOVO, Enrico; PONI, Carlo. A micro-historia e outros ensaios. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, c1989. 244p. ((Memoria e sociedade)) ISBN 9722902563 (broch.)

GREENE, Jack P. Peripheries and center : constitutional development in the extended polities of the british empire and the United States, 1607-1788 / Jack P. Greene.-- New York : W.W. Norton, 1986.-- XII,274 p.

KANTOROWICZ, Ernst Hartwig. Os dois corpos do rei: um estudo sobre teologia politica medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LE GOFF, Jacques; HEURGON, Marc. Uma vida para a história: conversações com Marc Heurgon. São Paulo: Ed. UNESP, 1998. 265p ISBN 8571391912

LE GOFF, Jacques et alii. A Nova história. Lisboa: Edições 70, 1986.


Blogs:
http://historiacultural-pdf.blogspot.com




ESTRUTURA DOS SEMINÁRIOS

1. Apresentação sucinta do autor ou autores, contextualizando: campo de investigação e filiação teórico-metodológica.
2. Apresentação geral da obra: data de publicação e divisão dos capítulos.
3. Apresentação detalhada da obra:
- problemática
- metodologia
- aparato conceitual
- fontes
- argumento e/ou tese e/ou hipótese
- desenvolvimento do argumento.
- avaliação crítica da obra, à luz de seus próprios pressupostos (em que medida a argumentação desenvolvida consegue sustentar a tese proposta na obra ?)

4. A obra e seus interlocutores:
- com quem a obra dialoga ?
- qual é a contribuição da obra ?
- como a obra se situa em relação à problemática da história cultural ?
- qual é o valor da obra no conjunto dos estudos sobre o tema ?

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