quinta-feira, 2 de abril de 2009

Biografia de Bloch

BLOCH, Marc
Marc Bloch nasceu em 1886, em Lion, França, numa família judia tradicional, sendo seu pai, Gustave Bloch (1848-1923), professor na Sorbonne, especialista em Roma Antiga, que adquiriu grande nomeada. Estudou na Escola Normal Superior que, desde 1904, passou a integrar a Universidade. Marc Bloch concluiu o curso em 1908, com 22 anos de idade e seguiu a carreira do magistério. Preparou-se longamente para o doutorado, sobretudo pelo fato de que teve que interromper suas pesquisas para participar da Primeira Guerra Mundial. Finalmente, defendeu a tese de doutorado em fins de 1921. Intitulou-a Reis e servos. Embora a tanto não haja limitado a sua investigação, estava traçado o caminho que o levaria a tornar-se o principal estudioso da sociedade feudal no século XX, matéria na qual promoveu uma verdadeira revolução. O coroamento dessa investigação seria A sociedade feudal, subdividida em dois tomos, a saber: 1) Formação dos laços de dependência (Paris, 1939); e, 2) As classes e o governo dos homens (Paris, 1940).Para preparar a sua monumental obra dedicada à sociedade feudal, Marc Bloch estudou aquele período histórico nos principais países europeus. Além da obra básica, antes referida, deu conta de tais estudos em publicações autônomas. Publicou também, em 1924, estudo sobre o fenômeno dos monarcas aos quais foram atribuídos poderes sobrenaturais, intitulado Os reis taumaturgos.Em 1929, juntamente com outros estudiosos, criou a publicação Annales, que se considera haja criado nova tradição de estudos históricos na França.Marc Bloch era professor da Universidade de Strasburgo quando a região em que se encontrava foi ocupada pela Alemanha, no início do governo hitlerista, obrigando o governo francês a transferi-la para Clermont-Ferrand, localidade situada a cerca de 400 km de Paris. Com a derrota da França na Segunda Guerra, a Universidade encontra-se sob jurisdição do governo de Vichy, subserviente ao ocupante alemão, que sob pressão dos alemães inicia a perseguição aos judeus. Bloch tenta emigrar para os Estados Unidos. Entretanto, como não se dispôs a fazê-lo sem a companhia de ancestrais, que tornava sua família muito numerosa, acabou optando por engajar-se na Resistência. Preso pela Gestapo, foi executado em 1944. (Ver também A sociedade feudal).

4 comentários:

  1. Quero registrar a importância que estou creditando a este blog como suporte para o estudo dos textos (muuuitos textos) da nossa disciplina.
    Grande presença da Adriana durante toda a semana, através do blog, alimentado constantemente com textos e links.
    Muito bom!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acabei de blogar "Entrar" aqui e estou gostando também e outra tou cursando o primeiro ano de história e nesse periodo tem introdução aos estudos historicos e fala sobre Marc Bloch e não consigo entender essa materia direito gostaria de umas opinioes, logo vou ter prova sobre. Obrigado.

    ResponderExcluir