quinta-feira, 2 de abril de 2009

Lucien Febvre e Rabelais

Para Febvre, a sintaxe de uma época está em relação direta com o seu grau de desenvolvimento intelectual e de conhecimento científico. A sintaxe expressa portanto o clima mental de uma sociedade e revela os limites de sua especulação filosófica e religiosa. Nem tudo pode ser formulado mentalmente por uma determinada cultura - as idéias nascem de acordo com as circunstâncias do tempo historico. Mudam-se as circunstâncias, mudam-se as idéias.

2 comentários:

  1. Certo. Mas talvez um pouco de cuidado seja interessante para não cairmos num certo determinismo cultural. A cultura é um limite mas será que este nunca pode ser transposto ?

    ResponderExcluir
  2. A Cultura é um limite porém, creio que possa ser transposto em poucos casos e em poucos momentos. O espaço para que se fuja de seu controle é de difícil acesso mas, não impossível. O que me faz pensar em Einstein que escreveu "O Princípio da Relatividade Geral" que mudou nossos conceitos sobre massa, tempo e espaço sem fazer qualquer experiência. Tal pensamento foi confirmado por outro cientista Sir Arthur Eddington. Ele acessou algo dificil para seu entorno cultural, Newton ainda era o ideal e sua teoria quebrou todos os paradigmas da física até então. Mudou a forma como lidamos com o tempo e o espaço e os corpos.

    ResponderExcluir