quinta-feira, 4 de junho de 2009

O que afinal move os homens ?

Não há respostas absolutas para esta pergunta. O que nos move hoje é bem diferente daquilo que movia o homem ha cem anos atrás. Valores em desuso como honra e prestígio, por exemplo, foram mais decisivos, no passado, que o interesse material. Assistimos hoje a uma história que só consegue vislumbrar os interesses econômicos mais imediatos, como se no universo do Antigo Regime existisse esta coisa burguesa chamada lucro.
Estes historiadores, adeptos de um marxismo requentado, tendem a se esquecer que mesmo os interesses materiais estavam sujeitos às mediações culturais, o que significa que aquilo que, à primeira vista, diz respeito ao econômico, pode encobrir motivações mais profundas, com significado mais complexo.
Uma leitura apressada do conceito de redes clientelares no Antigo Regime, por exemplo, conduz a análises reducionistas sobre os valores que pautaram a ação humana. É bom lembrar das velhas lições de Thompson sobre as exigências peculiares dos trabalhadores do século XVIII, que abriam mão de salários melhores em nome da manutenção de um ritmo de trabalho menos massacrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário