quinta-feira, 18 de junho de 2009

Provocações ao historiador

1.) É verdade que nós, historiadores, reconhecemos que pode haver versões diferentes, vistas da perspectiva de diferentes lugares, e que todas são igualmente válidas, de modo que não há padrões de verdade, ou plausibilidade histórica com os quais possamos aferir uma versão de história ou experiência social em comparação com outras ? Em resumo, acreditamos nós que todas as versões e significados são igualmente válidos ?
2.) É verdade que, ao refutarmos a noção de natureza humana, desconstruindo o próprio homem, estamos fadados a desconstruir também a idéia de igualdade (que se baseia na existência de uma essencia humana), uma vez que não pode haver igualdade entre dessemelhantes ?
3.) É verdade que o elogio aferrado da diferença, que nos impede de admitir qualquer padrão contra o qual um indivíduo possa ser julgado melhor do que o outro, não pode fornecer quaisquer padrões que nos obriguem a respeitar a diferença dos outros ? Isto não pode nos conduzir à indiferença diante do outro ?
4.) Como defender o respeito por diferenças sem apelar para alguns princípios universalistas, totalizantes, de igualdade ou justiça social ?
5.) O anti-humanismo impede necessariamente a busca da emancipação geral da humanidade ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário