sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sobre Michael Jackson

Há muitas formas de se abordar a morte de M. Jackson. Poderia falar da cobertura maciça da mídia, a começar pela CNN, que acompanho em tempo real. Poderia refletir sobre o que é uma sociedade da informação, em que todos partilham ao mesmo tempo de um luto global. Esquecemos, por ora, a história da cultura, e falemos do drama humano. Pois é esta dimensão que me deixa aturdida, escancarando para todos nós a complexidade insondável que é a vida humana. Pequenas e grandes tragédias pessoais, histórias de vida marcadas pela dor, a terrível solidão da fama e do sucesso, a mesquinharia da glória, a profundidade dos abismos em que muitos de nós são lançados. Haverá algo mais fascinante do que a experiência humana, com suas infinitas possibilidades ? À medida que vamos trilhando o nosso caminho, apercebemo-nos do quão espinhoso e árduo ele é: em cada um que sucumbe, há um universo de sofrimento, alegria, prazer e provação, que nós mal conseguimos divisar. O drama humano se desenrola de forma diferente para cada um de nós - e, como historiadora, não posso deixar de pensar nesta dimensão da história que ainda permanece oculta. O homem diante da vida - haveria repertório mais desafiador ?

6 comentários:

  1. Cara Adriana,
    Compartilho o mesmo pensamento que você: "O homem diante da vida" é um mistério realmente desafiador. Creio que tal questão permeia também as artes plásticas, onde nós artistas tentamos trazer à tona toda a subjetividade do humano e refletir sobre. Diante de uma sociedade fragmentada e individualista o conforto as vezes reside em desafiar o infinito repertório da vida.

    ResponderExcluir
  2. Acho que cabe nesse questão a criação dos mitos na sociedade. E pensando tanto no caso do Michael Jackson como de outras grandes personas históricas podemos ver que não importa se um mito foi construído no século XII, no XVIII ou no XX, um mito é sempre coberto por mistérios e criações que às vezes se aproximam e às vezes se afastam da pessoa em questão ou do que aquela sociedade projeto naquele sujeito. Mas sempre envolto por brumas que dão o caráter enigmático, dúbio e fazem perdurar os grandes mitos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem colocada sua observação sobre a tragédia de morte de Michael Jackson, sobretudo ao que tange às experiências humanas e o papel do historiador. Gostaria de acrescentar que a morte do cantor/compositor/dançarino nos deixou impactados por várias questões simultaneas: como um ídolo com tamanha fortuna e magnitude mundial pôde acabar solitário e dependente de remédios? qual a verdadeira força ou fraqueza presente no personagem por trás da máscara? até que ponto um gênio pôde scumbir à própria genialidade? é possível dissociar o excentrico de sua obra ou é tudo parte de uma mesma construção? Na verdade, sob a ótica da cultura, o fim de Michael Jackson reflete o fim de uma era centrada em grandes personalidades da música, em números exorbitantes de vendagens de disco, de acesso a públicos diversos e encerra uma etapa vitoriosa da industria cultural.

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcos,

    Acredito que a morte de Michael Jackson é a morte de Michael Jackson e ponto. A música e a arte continuarão sendo feitas por grandes personalidades. Ele foi um dos maiores e no mundo em que vivemos, não vemos mais surgir grandes gênios. Eis uma grande questão... Os acessos a público diversos só tende aumentar... graças a democratização da internet. Vale lembrar tbm que a industria cultural constrói mitos e que a mesma é igualmente vitoriosa com as mortes e tragédias pessoais desses grandes mitos. Basta ver os valores arrecadados com a morte do MJ. Enquanto historiadores, talvez seja interessante pensarmos tbm o impacto e a forma como os grupos sociais incorporam ou não esse "discurso" promovido pela industria cultural... até no sentido de avaliarmos melhor o significado de cultura hj em dia.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu blog Adriana, sou seu aluno da pós-graduação de HCP...
    Com o tempo vou lendo seus post, e também vou te seguir...hehehe
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Parabéns pelo blog. Conheça os meus blogs:
    www.imperativocientifico.blogspot.com
    (divulgação científica) e
    www.petalasesepalas.blogspot.com

    Abraço
    Rafael

    ResponderExcluir