quinta-feira, 28 de maio de 2009

Notas bem introdutórias sobre a obra de Gruzinski

Foco do trabalho de Gruzinski
- o foco do autor são os contatos culturais estabelecidos a partir do século XV. Seu objetivo é buscar os processos culturais que resultaram em mestiçagens, unindo lugares e culturais diferentes. Trata-se de pensar a aculturação como fator de união e não de ruptura. É na zona de penumbra, entre a sombra e a luz, que o olhar de Gruzinski flagra os intermediários culturais. Tais processos são inseparáveis da globalização ocorrida a partir do século XV, que instaura espaços de circulações, intercâmbios e conflitos.
- Debate teórico: posiciona-se contrário a análises dualistas, que pensam a aculturação como um processo de mão única, porque postula a autonomia, a invenção e a reação como dispositivos postos em ação pelas culturas.
- Palavras-chave: circulação, trânsito, mediação, conexões.
- Proposta metodológica: estudos de caso, micro-história.


Conceitos em Gruzinski
Mundializacao: expansionismo planetário, ocorrido a partir do século XV, ampliando a escala geográfica do mundo conhecido, colocando em contato culturas e civilizações até então estanques, diminuindo as distancias e promovendo a circulação em nível global de homens, idéias e objetos. O local torna-se global.

Ocidentalização: processo de dominação cultural empreendida pela Europa, a partir do século XV, que visa a difusão dos valores e tradições culturais ocidentais. A ocidentalização resulta em mestiçagens. Implica necessariamente confronto.

Mestiçagens: processo de mescla cultural, que pode ser empreendido como uma estratégia de dominação ou como estratégia de adaptação ou sobrevivência à imposição européia.

Globalização: fenômeno pelo qual as idéias e formas (ligadas à cultura erudita) se desenvolvem sem qualquer consideração à especificidade das culturas locais. Recusa o confronto, porque ignora a diferença local.

Passeurs culturelles: agentes situados entre duas ou mais culturas diferentes, promovendo a mediação entre elas.

Connected histories: ligações históricas existentes entre mundos, pessoas, objetos, idéias e tradições, situados em partes diferentes do globo, indicando elos comuns.

Hibridação: mestiçagens ocorridas no interior de um mesmo conjunto cultural.

Culturas mestiças: só alcançam a Europa sob o apelo do exotismo, ou se neutralizadas politicamente.


Gruzinski e o político: “parece-me que o termo ‘mestiçagem cultural’ é pouco como uma armadilha, uma vez que as mestiçagens são sempre políticas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário