quarta-feira, 13 de maio de 2009

Para uma história da leitura: notas de estudo.

Gostaria aqui de relacionar alguns campos de pesquisa para a história da leitura, com base na obra de Chartier.
a.) o leitor não é um sujeito universal e abstrato; ele é por definição histórico. Disso resulta que o leitor tem ou não competências específicas.
b.) A relação entre leitor e obra é uma relação móvel, diferenciada, dependente de uma série infinita de variáveis. A forma como o leitor se apropria de um livro varia inclusive nas diferentes etapas da vida dele. O leitor é um inventor de significados.
c.) O lugar social, a utensilagem intectual, a história de vida, a idade: são variáveis importantes, mas não as únicas.
d.) O formato material do livro (tipo, capa, papel, cor, etc.) influencia a apropriação, posto que acarreta diferentes graus de valorização do objeto.
e.) o campo da apropriação é múltiplo: para uma mesma obra, temos leituras completamente diferentes e até contraditórias.
f.) A forma como o livro é lido (prática de leitura) afeta o processo de apropriação: leitura coletiva e em voz alta, leitura reservada, etc.
g.) O gênero a que se atribui a obra também influencia na leitura, pois cria determinadas expectativas no leitor.
h.) a apropriação sempre ultrapassa os sentidos pretendidos pelo autor e o texto é o que é lido e não o que é escrito.
i.) o consumo (a prática de leitura) é um lugar de produção cultural, já que produz novos sentidos.
j.) o texto modifica o leitor e o leitor modifica o texto.

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